terça-feira, 17 de março de 2015

TERÇA-FEIRA MARCADA POR MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL EM DIFERENTES LUGARES DE SALVADOR

Assembleia Geral dos estudantes no Centro de Salvador, mobilizou várias Escolas da região
Salvador amanheceu nesta terça-feira (17) com mobilização em pelo menos três lugares diferentes da cidade. Centro, suburbana e paralela receberam manifestações. Uma delas, na paralela, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST chegou a Salvador seguindo em marcha para o Centro Administrativo da Bahia – CAB. Já no Centro, um conjunto de escolas da região realizaram uma Assembleia Geral estudantil no auditório do Colégio Central para manter o estado de mobilização, estudantes de pelo menos 05 escolas participaram da Assembleia. No subúrbio ferroviário de Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Clériston Andrade se mobilizaram contra a falta de funcionários que realizam a limpeza da instituição.

Clériston Andrade em protesto
As pautas são variadas, a Assembleia do Centro discutiu a questão dos terceirados, a implementação do ensino integral no Central e a exoneração da diretora do Colégio Senhor do Bonfim. No subúrbio o ato fechou as ruas pelas aulas prejudicadas com a falta de funcionários no Clériston Andrade, realidade pela qual muitas escolas de diferentes regiões de Salvador estão passando. Para o presidente da AGES, o estudante Pedro Correia, as mobilizações de hoje são apenas um termômetro caso o Governo não reavalie sua postura: “Hoje foi apenas um termômetro, tanto no Centro, quanto no subúrbio, está mais do que na hora da Secretaria da Educação se pronunciar sobre a questão dos terceirizados, durante a semana mais mobilizações poderão acontecer, o desrespeito com os terceirizados prejudica todo mundo.” Observa Correia, que finaliza: "Pra nós o diálogo é importante, mas vamos manter todas as nossas mobilizações, é tarefa nossa." reafirma o presidente da AGES.

Nas redes sociais, os estudantes do Clériston enfatizaram bem as reivindicações: “A nossa manifestação é pacífica, em defesa da nossas aulas e contra os atrasos dos salários dos funcionários terceirados.” Aponta uma estudante. Outra manifestação com o mesmo objetivo já está marcada para a próxima sexta-feira (20).

Desde a segunda-feira (16) a SEC já vem dando sinalizações de que quer diálogo com os estudantes. Sobre as pautas dos estudantes do Colégio Central que aborda a questão da implementação do ensino Integral, a Superintendência responsável já se adiantou em marcar uma conversa com as representações para discutir a medida ainda para esta quarta-feira (18). Sobre os terceirados nenhuma sinalização da parte da SEC ainda. Em relação ao Colégio Senhor do Bonfim a Secretaria da Educação sinaliza aprofundar a discussão com a AGES e o Grêmio, mas ainda não foi tomada medidas concretas.

Nesta próxima quinta-feira (19) uma carta unificada de reivindicações das Escolas será protocolada na SEC pela AGES e representações de Grêmios Estudantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário